quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A mão na massa - criando seu poema

Olha só essa performance, galera!
A Elisa Lucinda é atriz e poeta. Eu já a conhecia, mas não sabia que ela mandava tão bem nas performances. Esse poema me emocionou demais. O que esse poema te faz sentir?

Todos os créditos a Elisa Lucinda.



Você ainda não sacou o que é uma performance poética?

Bom, performance poética é nada mais do que incorporar a voz de um poema. Cria-se um poema para ser falado, não simplesmente lido em voz alta. Para isso, existem algumas técnicas de voz, postura e  gestos corporais (que são mínimos). 

ESCREVENDO SEI LÁ O QUE TU QUER ESCREVER O SEU POEMA:

Para escrever um poema, você tem de entrar em contato com duas dimensões – 


A dimensão interna - seus pensamentos, sentimentos, visões de mundo 


e a dimensão externa - as pessoas e situações que provocam em você estes sentimentos e visões de mundo. 

Tudo isso está inserido em um (ou vários) espaço(s) e tempo(s). 


Esse contato pode se dar de diversas maneiras:


MERGULHANDO EM SI 

Você pode acessar suas memórias e as experiências pelas quais os seus 5 sentidos passam


MERGULHANDO NO OUTRO

Ouça e observe pessoas! O que elas te fazem sentir? Quem são elas? O que fazem? O que você deseja ou espera delas?


CONECTANDO-SE COM O ESPAÇO

Desenvolva sua leitura de mundo!
Como?

Lendo livros, revistas, vendo TV, conversando,  prestando mais atenção nos detalhes - ou seja, coisas que você normalmente deixaria passar despercebido.

Observe o mundo a sua volta com olhos mais críticos, mais questionadores.
Por que as coisas acontecem da forma como acontecem?
E se fosse de outra forma?
Como você gostaria que fosse?


LISTA DE VERDADES

No vídeo da Sarah Kay, ela fala que, para ter uma ideia do que você vai escrever, é legal fazer uma Lista de Verdades.

Exercício rápido pá-pum:

PENSE/ESCREVA TRÊS VERDADES PARA VOCÊ.

Pode ser simples! Exemplo:


  • Eu sei que esse blog poderia ser melhor e mais cheio de conteúdo, mas tenho sono e fome demais para alimentá-lo do jeito que eu gostaria e que você merece.
  • Amo minha mãe. Demais.
  • Meu brigadeiro é o melhor do mundo.


(Ok - não precisa ser uma verdade absoluta e sim, você tem o direito de cair em contradição. Seres humanos são contraditórios por natureza. Fique tranquilo.) 

Mas se você a-do-ra listas, você pode fazer uma lista sobre qualquer coisa sobre você - isso ajuda a escrever, também:

  1. Lista de Memórias
  2. Lista de Qualidades ou Defeitos
  3. Lista de Dicas que Eu Daria para o Mundo 
  4. Lista de Pessoas que Amei e Não Converso Mais (acontece.)
  5. Lista de Acontecimentos Alegres/Tristes do Dia
  6. Lista de Coisas que Amo ou Odeio ou Que Amo e Odeio ao Mesmo Tempo
  7. Lista de pensamentos que tenho quando estou no banheiro (TOTALMENTE VÁLIDO)


E assim por diante.


Por que não começa e manda pra gente?

Vem!

Te espero.


Narcizo



Nenhum comentário:

Postar um comentário