sábado, 21 de novembro de 2015

Inspirando-se

Antes de dar dicas de como treinar para sua performance, queria mostrar pra vocês alguns espaços para entrar de vez nesse mundo performático artístico de abalar estruturas físicas e mentais e chutar paus de barraca. 



Button Poetry
(Créditos: Savvythemermaid on Pinterest)
BUTTON POETRY <tumblr, youtube, soundcloud>

Esse canal americano de Minneapolis foi um divisor de águas na minha vida. Abriu portas para esse universo paralelo da poesia falada. 


Neil Hilborn (Créditos: Button Poetry Channel)
Fundado em 2011, o canal reúne vídeos de performances de poesia falada (todas em inglês, mas o Youtube disponibiliza várias com legenda, se você quiser). 


Se você quiser, também tem o canal do Button no SoundCloud. Aliás, no Sound Cloud mesmo tem várias outras performances. Só dar um zap por lá. 

Um vídeo muito famoso é de um cara chamado Neil Hilborn, que apresenta o poema OCD, sobre amar alguém quando se tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo = OCD, Obsessive Compulsive Disorder). 

Ele foi campeão do College National Poetry Slam em 2011. 

Mas você pode encontrar vários outros poetas performando lá! É até bom pra treinar o seu ouvido anglo. 


Emerson Alcalde se apresentando em Toronto, 


PROJETO SÓFÁLÁ, torneio de poesia falada do Red Bull Station

O Red Bull Station promove esse torneio  uma vez por mês, sempre nos Sábados, reunindo slammers (os artistas que fazem slam poetry) para se apresentar e competir. O projeto foi idealizado pelo artista Emerson Alcalde.






COLETIVOS ARTÍSTICOS NA INTERNETS

Não conheço muitos coletivos artísticos, é verdade. Mas queria apresentar dois que amo: eles organizam eventos de ocupação de rua, reunindo pessoas em torno de apresentações teatrais, música, práticas circenses e performances de poema - vale tudo, só não pode ficar de esqueleto parado e mente fechada.



Barravento, do Coletivo Alce Negro
ALCE NEGRO

Alce Negro é coletivo novo ainda - mas começou muito, muito bem: primeira reunião de ocupação artística e ativa do espaço urbano que organizou carrega o nome de BARRAVENTO, e rolou na Praça dos Andradas, no centro da cidade de Santos, Baixada Santista. 

Foi a primeira vez que eu me apresentei pra tanta gente desconhecida.
Performei um poema de uma parceira muito querida, a Marina. 
Inesquecível. Quando terminei de apresentá-lo, olhei pra ela e a emoção tomou conta.
Ficou nítido que essa podia ser uma missão:

Transformar poemas em barulho bonito.

Barravento foi ótimo. Mas ainda falta apresentar o

PIRATAS DO MAXIXE


Jambu, organizado pelo
Piratas do Maxixe, em Santos
Na boca deles, o Piratas é um Coletivo caiçara de 5 produtores e artistas que seguem no fluxo de saques e pilhagens artística-urbana. Entre outras coisas, volta e meia fazem aparições discotecárias por esses 7 mares.

Promovem eventos que reúnem artistas e pessoas interessadas em usufruir a rua como espaço onde todos podem se manifestar e interagir. O mais famoso desses eventos é a JAMBU.

Sempre marcam com muita antecedência no Facebook, mas o local só é revelado um dia antes, ou no dia do evento.

O próximo Jambu é dia 28 de Novembro. Tá convidado. Se você tiver pela Baixada Santista, é só colar.


Eaê! Por que você não procura um coletivo na sua cidade? Bem que você podia montar um, também. É só querer - a internet viraliza e reúne os de boa-vontade pra fomentar a arte, a união, a atividade coletiva!


Não tem desculpa pra não se manifestar. Deixar teus escritos na gaveta, ficar de boca calada? Sério mesmo? Se isso te move, veio pra transformar. Por que não transformar pra melhor o teu entorno também?


Tenta. Na próxima postagem, vai rolar um Glossário e dicas pra você começar a treinar seu corpo, sua voz, tudo pra pegar confiança na tua performance.

Não vai embora, não. Não abandona a arte, não.

Fica.

Narcizo

Nenhum comentário:

Postar um comentário